Destaques no Bijoux



A nova-iorquina Iris Apfel mistura, embaralha, subverte os códigos da moda e surpreende com seu olhar apurado, emoldurado por óculos redondos de aros pretos -- sua marca pessoal e intransferível. Não é por menos que a senhorinha conquistou o prêmio “Icone Global de Estilo” do site de tendências WGSN. A “it-girl” mais velha do mundo completa  90 anos nesta segunda-feira (29) e ganha um documentário sobre sua vida.

O cineasta Albert Maysles voltou ser olhar para a figura curiosamente estilosa que se tornou uma das mais comentadas nos blogs e veículos de moda nos últimos tempos. Sua missão é desvendar a mulher de cabelos brancos que decorou a Casa Branca por oito vezes, para os presidentes Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e por último, Clinton. Ganhou uma exposição sobre seu guarda-roupas no Metropolitan Museum (2005) e foi homenageada no belo livro “Rare Bird of Fashion – The Irreverent Iris Apfel” (2007).
ou uma atriz geriátrica, não sabia? De repente estou quente, sou cool, tenho fãs”, destila seu humor apurado em entrevista ao “The New York Times”. Dona de um bom gosto único e inquestionável, Iris ainda colocará mais de sua história no mundo da moda. Em maio desse ano ela assinou uma linha de acessórios para o gigante de televendas americano “HSN”, que deve ser comercializada a partir de setembro.
 ris Apfel foi a melhor aparição do documentário sobre a vida e obra do fotógrafo Bill Cunningham, posou para editorial da “Vogue” Itália, inspirou badalados jovens estilistas como Jason Wu, virou ícone de estilo global e popstar fashionista na internet, com direito a Facebook bombado. “Nunca pensei que na minha velhice teria que encontrar um advogado de entretenimento”, brinca. Aos 90 anos, ela é a prova de que viver antenada, com dignidade e estilo, pode ser mais intenso -- e lucrativo -- do que se pode imaginar. Assim como os looks da senhora dos óculos de coruja, esse documentário será imperdível.

SOBRE TECIDOS E VIAGENS

Parceria de sucesso na vida pessoal e profissional, Iris e Carl ApfelParceria de sucesso na vida pessoal e profissional, Iris e Carl Apfel
Iris Barrel nasceu em 29 agosto de 1921, no Queens, em Nova York, e começou sua carreira na moda em alto estilo na “Women’s Wear Daily” – jornal com que a personagem Miranda Priestly, de “O Diabo Veste Prada”, iniciava o dia.

Em 1948 casou Carl Apfel, com quem vive até hoje. Dois anos após o casamento, o casal fundou a Old World Weavers, renomada empresa de tecidos de decoração e de reprodução de padronagens antigas que teve grandes clientes, como Greta Garbo e Estée Lauder. Três décadas depois, o casal vendeu a tecelagem mas continuou trabalhando como consultores.

Foi a partir de 1950 que o casal começou a viajar pela Europa, África, Oriente Médio e Ásia. Nessas incursões, Iris descobriu os acessórios: “Sem eles eu estaria perdida. Acessórios têm o poder de mudar inteiramente um look”. Foi desse olhar aguçado sobre culturas e estilos diferentes que ela passou a compor modelos de alta-costura de seus estilistas favoritos – Norman Norell, Balenciaga, Bill Blass, Oscar de la Renta – com peças compradas em brechós e bazares da Turquia, Tunísia, Marrocos e pontos remotos do planeta, sem se preocupar em combinar e sim em se divertir, transformando assim o ato de vestir em arte.
 http://www.colheradacultural.com.br/content/iris-apfel-completa-90-e-e-homenageada-em-documentario.php

http://ffw.com.br/noticias/beleza/iris-apfel-envelhecer-nao-e-para-maricas-e-mais-licoes-de-vida/